Skip to main content

Sistema de Gestão da Responsabilidade Social [NP 4469]

  • Duração: 12 horas
  • IntroFormação: Sobre a abordagem à gestão da responsabilidade empresarial nas empresas, de acordo com a NP 4469.
  1. Enquadramento da Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Ética
  2. Sistema de Gestão da Responsabilidade Social
    1. Requisitos gerais
    2. Valores e princípios
    3. Compromisso da Gestão de topo
    4. Política de Responsabilidade Social
      1. Definição de uma Política de Responsabilidade Social
    5. Planeamento operacional
      1. Requisitos legais e outros
      2. Mapeamento das Partes Interessadas
        1. Identificação das Partes Interessadas
        2. Processo de envolvimento
        3. Identificação dos aspetos
      3. Objetivos e programas
      4. Estudo de caso
    6. Implementação e operação
      1. Recursos, responsabilidade e autoridade
      2. Competência, formação e sensibilização
      3. Selecão e controlo de fornecedores
        1. Estudo de caso fornecedores
      4. Documentação, controlo dos documentos e registos    
      5. Comunicação    
      6. Controlo operacional 
      7. Preparação de resposta a Emergências
    7. Verificação
    8. Revisão e melhoria
      1. Revisão pela Gestão
      2. Melhoria
  3. Sistema Integrado de Gestão
    1. Âmbito do Sistema Integrado de Gestão
    2. Política Integrada

responsabilidade-social

Linhas de Orientação da Responsabilidade Social [ISO 26000]

  • Duração: 12 horas
  • IntroFormação: Sobre a abordagem à gestão da responsabilidade empresarial nas empresas, de acordo com a ISO 26000.
  1. Enquadramento da Responsabilidade Social
    1. Conceitos essenciais à compreensão da responsabilidade social
    2. Referenciais internacionais de responsabilidade social
    3. Norma portuguesa de responsabilidade social – NP 4469-1:2008 Sistema de Gestão da Responsabilidade Social
  2. ISO 26000
    1. Origem da ISO 26000 (NWIP)
    2. Processo de desenvolvimento da ISO 26000
    3. Âmbito
    4. Princípios da responsabilidade social
    5. Reconhecer a responsabilidade social e envolver as partes interessadas
    6. Identificação e envolvimento das partes interessadas 
    7. Temas fundamentais da responsabilidade social e respetivas questões
      1. Governação organizacional
      2. Direitos humanos 
      3. Práticas laborais 
      4. Ambiente
      5. Práticas operacionais justas
      6. Consumo
      7. Envolvimento e desenvolvimento da comunidade
    8. Implementar a responsabilidade social na organização
      1. Compreender a responsabilidade social no contexto da organização
      2. Trabalhar com as partes interessadas
      3. Integrar a responsabilidade social nos objetivos e metas da organização
      4. Implementar a responsabilidade social nas práticas do dia a dia
      5. Comunicar a responsabilidade social
    9. Exemplos de iniciativas voluntárias e ferramentas

responsabilidade-social

Sistema de Gestão Anticorrupção [ISO 37001]

  • Duração: 12 horas
  • IntroFormação: Sobre os principais requisitos da norma ISO 37001 e os elementos determinantes de uma Política e Estratégia de Prevenção da Corrupção da organização.
  1. Enquadramento e objetivos
  2. Objetivo e campo de aplicação
  3. Referências normativas
  4. Termos e definições
    1. Contexto da organização
    2. Compreender a organização e o seu contexto
    3. Compreender as necessidades e as expectativas das partes interessadas
    4. Determinar o âmbito do sistema de gestão anticorrupção
    5. Sistema de gestão anticorrupção
    6. Apreciação dos riscos de suborno
  5. Liderança
    1. Liderança e compromisso
    2. Política anticorrupção
    3. Funções, responsabilidades e autoridades organizacionais
  6. Planeamento
    1. Ações para tratar riscos e oportunidades
    2. Objetivos anticorrupção e planeamento para os atingir
  7. Suporte
    1. Recursos
    2. Competências
    3. Consciencialização e formação
  8. Operacionalização
    1. Planeamento e controlo operacional
    2. Diligência devida
    3. Controlos financeiros
    4. Controlos não financeiros
    5. Implementação de controlos anticorrupção por organizações controladas e por parceiros de negócio
    6. Compromissos anticorrupção
    7. Ofertas, hospitalidade, donativos e benefícios similares
    8. Gestão da não adequação dos controlos anticorrupção
    9. Levantamento de preocupações
    10. Investigação e como lidar com o suborno
  9. Avaliação do desempenho
    1. Monitorização, medição, análise e avaliação
    2. Auditoria interna
    3. Revisão pela gestão
  10. Melhoria

responsabilidade-social, f-responsabilidade-social

Ética nas Organizações – Linhas de orientação para o processo de elaboração e implementação de códigos de ética nas organizações [NP 4460]

  • Duração: 6 horas
  • IntroFormação: Sobre a elaboração e implementação de códigos de ética nas organizações, de acordo com a NP 4460.
  1. O código de ética
    1. Enquadramento
    2. Motivações e benefícios dos códigos de ética
  2. Criação de um código de ética – a fase do planeamento
    1. Compromisso da Gestão de topo
    2. Comunicação interna
    3. Definição (ou revisão) da visão, missão e valores da organização
    4. Identificação e auscultação das partes interessadas 
    5. Identificação de dilemas e situações problema
  3. Criação de um código de ética – a fase da elaboração
    1. Definição do âmbito 
    2. Relação com a visão, missão e valores
    3. Definição dos compromissos e atitudes
    4. Resolução de dilemas e situações-problema
    5. Criação de um mecanismo de recepção de preocupações/situações-problema/ denúncias
  4. Criação de um código de ética – a fase da implementação
    1. Comunicação interna 
    2. Sensibilização e formação
    3. Aceitação do Código de Ética
    4. Comunicação externa
  5. Monitorização, verificação da eficácia e melhoria contínua
    1. Definição de indicadores e metas para o desempenho ético nas organizações
    2. Definição de sistemas de auditoria e controlo
    3. Recolha, registo e tratamento de preocupações/situações-problema/denúncias
    4. Revisão pela gestão
    5. Divulgação do desempenho ético a nível interno e externo
  6. Metodologia da NP 4460-1:2007 Ética nas Organizações. Parte 1: Linhas de orientação para o processo de elaboração e implementação de códigos de ética nas organizações.

formacao-responsabilidade-social, responsabilidade-social

Workshop Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Agenda 2030 das Nações Unidas

  • Duração: 4 horas
  • IntroFormação: Sobre a agenda internacional de referência na prossecução do desenvovimento sustentável e os objetivos que devem orientar a atuação das organizações e das pessoas

ODS e a estratégia das organizações

  1. Enquadramento
  2. Contexto nacional e internacional
  3. Oportunidades e desafios da Agenda 2030
  4. Integrar os ODS na estratégia da organização
  5. Comunicar o progresso: o reporte do desempenho das organizações
  6. Referenciais e instrumentos para a implementação dos ODS (SDG Action Manager, GRI, …)

f-sustentabilidade

Relatórios de sustentabilidade

  • Duração: 8 a 12 horas
  • IntroFormação: Sobre o report de sustentabilidade e informação não financeira, ferramenta essencial na definição estratégica e de objetivos de sustentabilidade nas empresas.
  1. Relatório de sustentabilidade e informação não financeira: evolução e conceitos
  2. Referenciais e Instrumentos de Reporte
    1. Diretiva 2014/95/EU
    2. GRI – Global Reporting Initiative
    3. Relatório Integrado
    4. United Nations Global Compact
  3. Indicadores de desempenho
    1. Indicadores de desempenho económico
    2. Indicadores de desempenho ambiental
    3. Indicadores de desempenho social
  4. Oportunidades e desafios do reporte de sustentabilidade
  5. Boas práticas

f-sustentabilidade

Compras Sustentáveis

  • Duração: 4 a 6 horas
  • IntroFormação: Sobre o enquandramento e reflexão sobre os processos de compras para redução de impactes negativos em toda a cadeia de valor.
  1. Compreensão dos conceitos Gerais
  2. Fundamentos das Compras Sustentáveis
  3. Contexto nacional e internacional
    1. Agenda 2030 e as compras sustentáveis
    2. Ecovadis
    3. Estratégia Nacional de Compras Públicas Ecológicas
  4. As compras sustentáveis na Política e Estratégia da organização
  5. A função de Compras e o direcionamento à sustentabilidade
  6. A sustentabilidade no processo de compras
  7. Compras Sustentáveis e Responsabilidade Social
  8. ISO 20400- Referencial para as compras sustentáveis

f-sustentabilidade

Sustentabilidade na Cadeia de Fornecimento

  • Duração: 4 a 6 horas
  • IntroFormação: Sobre a importância da reflexão da sustentabilidade nas empresas considerando toda a sua cadeia de valor e os impactes que daí advêm. Como podem as empresas atuar na redução desses impactes?
  1. Enquadramento: a cadeia de fornecimento como pilar da estratégia de sustentabilidade das organizações
  2. Gestão da cadeia de valor em contexto de mudança
  3. Colaboração e parcerias para a gestão sustentável da cadeia de fornecimento
  4. Instrumentos de gestão de risco na cadeia de fornecimento
    1. Códigos de Conduta
    2. Referenciais internacionais e iniciativas internacionalmente reconhecidas
    3. Processos de diligência devida
    4. Reconhecimentos e prémios
  5. Casos de estudo de gestão da sustentabilidade na cadeia de valor

f-sustentabilidade

Ação Climática

  • Duração: 4 a 6 horas
  • IntroFormação: Sobre a reflexão e atuação necessária sobre o clima e os referenciais relevantes para uma atuação mais responsável e consciente.
  1. O que diz a ciência
  2. Instrumentos de Política Internacional
    1. Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (UNFCCC)
    2. Objetivos e metas globais
    3. Compromissos nacionais
  3. Instrumentos de Política Nacional
    1. Plano Nacional de Energia e Clima 2030
    2. Roteiro para a Neutralidade Carbónica
    3. Plano de Ação para a Economia Circular
    4. Estratégia Nacional de Compras Públicas Ecológicas
  4. Emissões de Gases de Efeito de Estufa e os Science Based Targets

f-sustentabilidade

Sustainability Basics

  • Duração: 4 a 6 horas
  • IntroFormação: Sobre o amplo conceito de sustentabilidade e aplicabilidade do conceito na vida das empresas e das pessoas.
  1. Enquadramento e Conceitos
  2. Timeline com os principais marcos históricos
  3. Business case
    1. Desafios e oportunidades emergentes: aumento exponencial da população, escassez de recursos, biodiversidade, alterações climáticas e mercados de carbono, novas soluções e negócios
    2. Índices e sistemas de rating
  4. Instrumentos Internacionais
    1. Agenda 2030: roteiro para a humanidade
    2. Green Deal - Pacto Ecológico Europeu
  5. Instrumentos nacionais
    1. Políticas e compromissos climáticos

f-sustentabilidade

Economia Circular

  • Duração: 4 horas
  • IntroFormação: Sobre a reflexão necessária para o desenvolvimento de uma economia assente em princípios de circularidade.
  1. Enquadramento e Conceitos
  2. Políticas e estratégias nacionais e internacionais
    1. Plano de Ação para a Economia Circular Europa
    2. Plano de Ação para a Economia Circular em Portugal 2017-2020
  3. Oportunidades e Desafios da inclusão dos princípios de economia circular na estratégia das organizações
  4. Por onde começar?
  5. Casos de Estudo

f-sustentabilidade

Mais artigos...