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Destaques

Consolidar uma Cultura Ética

A ética trata o sistema de valores que orienta o comportamento organizacional e as pessoas que integram as organizações, com ou sem fins lucrativos, no sentido de adotar uma atuação globalmente adequada e responsável face às necessidades e expectativas das suas partes interessadas.

As más decisões do foro ético têm impactes, por vezes irreversíveis, em termos de valor e reputação da organização e, consequentemente, afetam negativamente a sua vantagem competitiva, a capacidade de atrair e reter talentos, a possibilidade de aumentar ou manter a base de compradores/utilizadores dos bens ou serviços que produz, bem como a confiança de acionistas, entidades patrocinadoras e/ou dadoras, influenciadores/as de opinião e da comunidade em geral, diminuindo o valor intangível da marca (goodwill).

O processo de implementação do Sistema de Gestão da Ética conduz à reflexão sobre o referencial ético utilizado pela organização – Código de Ética – os valores e princípios em que se apoia e os mecanismos internos disponíveis para consolidar uma cultura ética.

A ODCE, identifica na sua publicação Trust in Government ETHICS MEASURES IN OECD COUNTRIES, as medidas que têm sido levadas a cabo por Portugal, no setor público, no sentido de fortalecer e consolidar a cultura ética.