Cadeias de Abastecimento Responsáveis
Sustentabilidade e ESG
Cadeias de Abastecimento Responsáveis
O desempenho e o impacte de uma organização sobre a sustentabilidade está diretamente relacionado com as suas decisões de gestão, as suas operações e a sua cadeia de abastecimento, porque a conduta dos fornecedores influencia o desempenho e a reputação das organizações. Neste sentido, é necessário trabalhar com a cadeia de abastecimento no sentido de promover a sustentabilidade, impactando assim os direitos humanos, as práticas laborais, o ambiente e o desenvolvimento da comunidades.
A Diretiva de Reporte de Sustentabilidade Corporativa (CSRD) e a Diretiva de Due Diligence de Sustentabilidade (CS3D) impõem às empresas a responsabilidade de minimizar os impactes ambientais, sociais e de governação negativos ao longo da sua cadeia de valor. Para cumprir estas exigências, torna-se essencial desenvolver uma Política de Fornecedores, Código de Condutas de Fornecedores, priorizar a atuação e definição dos instrumentos necessários a uma adequada gestão dos impactes e alinhamento com as orientações europeias e internacionais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, bem como promover ações de capacitação que incentivem práticas de gestão mais sustentáveis.
Concebemos Programas dirigidos à Supply Chain que partem do mapeamento da cadeia de abastecimento, avaliação dos impactes da mesma, priorização da atuação e definição dos instrumentos necessários a uma adequada gestão dos impactes e alinhamento com as orientações europeias como o Green Deal e internacionais como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.