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Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal

Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal

A conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal diz respeito ao equilíbrio entre as exigências do trabalho, as responsabilidades familiares e o tempo dedicado a atividades pessoais e de lazer. Este equilíbrio é crucial para promover o bem-estar e a qualidade de vida dos colaboradores, contribuindo para a sua satisfação no trabalho, saúde mental e física, fortalecimento dos laços familiares e o sentimento de realização pessoal.

Apoiamos as organizações na definição de programas de conciliação, e, concretamente, na definição de medidas que favoreçam a conciliação entre as três esferas da vida. Desta forma, estabelece-se uma relação win-win, entre o colaborador e a organização.

Para as organizações que pretendam um reconhecimento externo, implementamos a Norma Portuguesa de sistema de gestão da conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal NP 4552:2022. Um sistema de gestão da conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal é uma estrutura organizacional desenvolvida para promover e facilitar o equilíbrio entre os compromissos profissionais e pessoais dos colaboradores. Esse sistema envolve políticas, práticas e programas implementados pela empresa para apoiar os colaboradores na gestão de suas responsabilidades familiares, pessoais e profissionais.

 Um sistema eficaz de gestão da conciliação não só promove o bem-estar e a qualidade de vida dos colaboradores, como também oferece benefícios significativos para a empresa, entre os quais se destacam, o aumento da produtividade, o maior envolvimento dos colaboradores e uma melhor retenção de talentos.