Skip to main content

Gestão

Referenciais éticos e de conduta organizacional

Referenciais éticos e de conduta organizacional

O mercado e a sociedade estão cada vez mais atentos à conduta ética das organizações. A frequência das discrepâncias éticas levam investidores e clientes a querer saber mais sobre os modelos de governação e as orientações internas que são veiculadas aos colaboradores.

A ética de uma organização está ancorada nos seus valores. A definição e comunicação ampla dos valores de uma organização ajudam as organizações a definir padrões, apoiam os colaboradores a trabalhar para um propósito claro e melhoram a imagem e atratividade da organização perante o mercado.

Os valores organizacionais são parte do referencial ético e devem ser adequados ao contexto e à realidade organizacionais. Uma adequada definição dos valores constitui uma aposta na cultura ética que se pretende disseminar e os referenciais éticos robustos protegem as organizações do risco e constituem um instrumento de compliance.

No quadro da integridade e da crescente consciencialização das organizações para a importância da conduta ética e da transparência, os referenciais éticos, como os códigos de ética e/ou de conduta surgem como instrumentos chave na operacionalização destes conceitos.

Apoiamos no desenvolvimento de referenciais éticos ajustados ao contexto e à realidade da organização, que permitem dar resposta às preocupações e expectativas das partes interessadas.