Skip to main content

Linhas de Orientação da Responsabilidade Social [ISO 26000]

Sobre a abordagem à gestão da responsabilidade empresarial nas empresas, de acordo com a ISO 26000.

Duração
12 horas
  1. Enquadramento da Responsabilidade Social
    1. Conceitos essenciais à compreensão da responsabilidade social
    2. Referenciais internacionais de responsabilidade social
    3. Norma portuguesa de responsabilidade social – NP 4469-1:2008 Sistema de Gestão da Responsabilidade Social
  2. ISO 26000
    1. Origem da ISO 26000 (NWIP)
    2. Processo de desenvolvimento da ISO 26000
    3. Âmbito
    4. Princípios da responsabilidade social
    5. Reconhecer a responsabilidade social e envolver as partes interessadas
    6. Identificação e envolvimento das partes interessadas 
    7. Temas fundamentais da responsabilidade social e respetivas questões
      1. Governação organizacional
      2. Direitos humanos 
      3. Práticas laborais 
      4. Ambiente
      5. Práticas operacionais justas
      6. Consumo
      7. Envolvimento e desenvolvimento da comunidade
    8. Implementar a responsabilidade social na organização
      1. Compreender a responsabilidade social no contexto da organização
      2. Trabalhar com as partes interessadas
      3. Integrar a responsabilidade social nos objetivos e metas da organização
      4. Implementar a responsabilidade social nas práticas do dia a dia
      5. Comunicar a responsabilidade social
    9. Exemplos de iniciativas voluntárias e ferramentas

O programa desta ação pode ser adaptado em função das necessidades da sua organização.