Skip to main content

Destaques

Corrupção custa a Portugal, mais de 18 milhões de euros

Segundo um estudo publicado pelo Grupo dos Verdes do Parlamento Europeu publicado em Dezembro de 2018, os custos da corrupção na Europa são de mais de 900 milhões de euros, anualmente, custando a Portugal, mais de 18 milhões de euros. Por isso a corrupção é um dos maiores flagelos das sociedades modernas e um dos fatores que mais influencia a concorrência justa e o livre funcionamento dos mercados.

Transparência, eficiência e competitividade nos negócios contribuem para o eficaz e saudável funcionamento dos mercados e reforça a confiança de investidores, parceiros de negócio e clientes.

São crescentes as expectativas sobre as empresas no que se relaciona com a integridade nos negócios, sendo que há cada vez mais organizações que reforçaram os seus controlos internos, os sistemas de governação, os padrões de ética nas relações de negócio pela revisão dos seus referenciais éticos e utilização de instrumentos de diligência devida.

A ISO 37001 foi desenhada para ajudar as organizações a implementar um sistema de gestão anticorrupção, atuando como instrumento de gestão de risco. Especifica medidas que a organização deve implementar para ajudar a prevenir, detetar e abordar o suborno fornecendo orientação relativamente à sua implementação.

Outros instrumentos relevantes neste domínio: