Skip to main content

Ética

Para a prossecução de uma cultura ética nas organizações é fundamental a consciencialização dos colaboradores sobre o sistema de valores e as práticas e normas da organização.

A consciencialização dos trabalhadores ajuda a manter uma cultura organizacional positiva e reforça a imagem corporativa.

Capacitamos equipas no domínio da ética, nos referenciais éticos, nacionais e internacionais, e na resolução de dilemas éticos. Os colaboradores ficam aptos a incorporar uma dimensão ética nas suas decisões e atividades com reflexo na vivência de uma cultura ética e de integridade.

formacao-etica

Bem-Estar organizacional

O Bem Estar Organizacional é uma dimensão da Responsabilidade Social Interna da organização e traduz-se na promoção da saúde mental e física dos colaboradores. O bem estar organizacional trabalha sobre a dimensão psicológica no sentido em que quando a pessoa está bem o seu contributo é mais produtivo,  mais criativo e mais orientado para a solução [auto estima, motivação, integração na organização, conciliação trabalho, família e vida pessoal] e sobre a dimensão física, que como sabemos influencia a saúde mental [ergonomia, adequada iluminação, decoração do espaço, layout do escritório, exercício, dinâmicas de grupo]. Ambas as dimensões estão relacionadas com o nosso estilo de vida, com as escolhas de cada um.

É indiscutível que o estilo de vida das sociedades modernas pressiona as pessoas de diversas formas, a rapidez dos acontecimentos que implica dar resposta no momento, excesso de informação, pressão para decisões imediatas, longos horários de trabalho pela complexidade das operações, dificuldades de mobilidade entre os diversos locais, constrangimentos na separação do tempo entre o trabalho, a família e as atividades pessoais.

A saúde das pessoas é afetada por múltiplos fatores que devem ser analisados, de modo a apoiar as organizações no desenvolvimento de um ambiente e local de trabalho saudáveis, onde pessoas e equipas se comprometem com os objetivos e conquistam resultados, aquilo que designamos por Workplace Wellbeing.

formacao-bem-estar

Gestão e Liderança

Liderar, gerir e conduzir um negócio ou uma equipa são competências que requerem aprendizagem e experiência. O alcance dos objetivos e a produtividade dependem de diversos fatores, mas o sentido de propósito e a adesão a um conjunto de valores e princípios que definem a organização determinam o grau de envolvimento das equipas. Seguem-se as metodologias e os instrumentos que permitem dirigir de forma mais eficaz como o rumo, o feedback, mecanismos de reconhecimento e recompensa entre outros.

Capacitamos no domínio da liderança com programas à medida, ajustados ao perfil dos participantes e às necessidades da organização.   

formacao-gestao-e-lideranca

Recursos Humanos

As soft skils determinam em larga escala o sucesso no alcance dos objetivos organizacionais e são muitas vezes negligenciadas na formação base. Capacitam para as intervenções de ordem pessoal, com as equipas e nas relações com clientes, fornecedores e outras partes interessadas.

Dispomos de diversas tipologias de intervenção para capacitar e desenvolver competências sociais, de gestão, organização e relacionamento interpessoal que podem ser adaptadas à complexidade da organização.

formacao-recursos-humanos

Responsabilidade Social

Ser socialmente responsável vai muito para além do cumprimento de todas as obrigações legais, implicando responsabilização pelos impactes quer das decisões da organização, quer das atividades que desenvolve, numa ótica de diálogo com as partes interessadas, visando o contributo para a economia, o bem-estar da sociedade e o respeito pelos limites do planeta. 

A responsabilidade social é uma inovação de gestão, constituindo uma forte aposta na competitividade da organização. Corresponde a uma necessidade de se adaptarem os modelos de negócio das organizações para dar resposta aos desafios atuais e estar em sintonia com o ecossistema em que a organização se insere.

As ações que apresentamos visam capacitar as organizações neste domínio, fornecendo conhecimento, instrumentos, exemplos e boas práticas que podem ser adotadas para integrar esta nova filosofia de gestão para benefício mútuo.

formacao-responsabilidade-social

Sustentabilidade

Para a prossecução do desenvolvimento sustentável é fundamental a capacitação e consciencialização dos diversos stakeholders nos diferentes domínios de atuação das empresas. São muitas as oportunidades que advêm de respeitar os limites do planeta, quando se compreende o novo mundo em que nos encontramos.

A capacitação e consciencialização das partes interessadas é o motor para alterações eficazes no sentido de atuar através da redução dos impactes negativos e do aumento dos impactes positivos decorrentes da atividade organizacional e das pessoas.

Capacitamos equipas no domínio da sustentabilidade nas suas diversas vertentes e em temas relevantes para o desenvolvimento sustentável, como compras sustentáveis e reporting de sustentabilidade. Os participantes ficam aptos a tomar decisões mais informadas, refletir sobre os seus modelos de negócio e sobre o seu contributo para um efetivo desenvolvimento sustentável do planeta.

formacao-sustentabilidade

Workshops ética e conduta

  • Duração: 2 a 4 horas
  • IntroFormação: Sobre a urgência da ética e as estratégias para reconhecer e lidar com dilemas éticos no seio das organizações.
  1. A urgência da ética
    1. O que é a ética?
    2. Ética do indivíduo e ética das organizações
      1. Cultura e crenças
      2. Fatores que influenciam a ética individual
    3. Valores pessoais e valores organizacionais
    4. Como desenvolver uma cultura ética?
  2. O Referencial Ético da organização
    1. Estrutura e objetivos
  3. Dilemas Éticos
    1. Como reconhecer um dilema ético?
    2. Como tratar um dilema ético?
    3. Discussão de Dilemas Éticos

O programa desta ação pode ser adaptado em função das necessidades da sua organização. Consulte-nos!

formacao-etica, etica

Dilemas Éticos

  • Duração: 2 a 4 horas
  • IntroFormação: Sobre os dilemas que se colocam na gestão das organizações e as estratégias para resolvê-los.
  1. Ética e sustentabilidade
    1. Enquadramento da ética na organização e nos negócios
  2. Dilemas que se colocam à gestão das organizações
    1. Os grandes dilemas éticos associados à atividade económica
    2. Tipificar dilemas éticos no dia-a-dia da gestão de uma organização
    3. Como reconhecer um dilema ético?
    4. Como lidar com um dilema ético?
  3. Resolução de dilemas éticos
    1. Metodologia de abordagem aos dilemas éticos
    2. Resolução e discussão de dilemas aplicáveis à atividade

formacao-etica, etica

Cultura Ética

  • Duração: 4 horas
  • IntroFormação: Sobre a influência da ética no modelo de governação e o desenvolvimento de uma cultura ética.
  1. Enquadramento da ética nas organizações
  2. Ética no modelo de governação
    1. Os referenciais éticos internos
      1. Princípios e valores
    2. Impacto no negócio, na imagem e reputação
  3. A cultura organizacional
    1. O sistema de crenças vigente
    2. O papel da liderança
    3. Sistemas de avaliação e de recompensa
    4. Como desenvolver uma cultura ética?
      1. Compromisso
      2. Metodologia
    5. Conceito de dilema ético
      1. Identificar os dilemas éticos
      2. Tratar os dilemas éticos de acordo com o sistema de crenças e o referencial ético

O programa desta ação pode ser adaptado em função das necessidades da sua organização. Consulte-nos!

formacao-etica, etica